pesquisas
1. Quais os dois principais objetivos dos sistemas operacionais?
2. Por que a abstração de recursos é importante para os desenvolvedores de aplicações? Ela tem utilidade para os desenvolvedores do próprio sistema operacional?
3. A gerência de atividades permite compartilhar o processador, executandomais de uma aplicação ao mesmo tempo. Identifique as principais vantagens trazidas por essa funcionalidade e os desafios a resolver para implementá-la.
4. O que caracteriza um sistema operacional de tempo real? Quais as duas classificações de sistemas operacionais de tempo real e suas diferenças?
5. O que diferencia o núcleo do restante do sistema operacional?
6. Seria possível construir um sistema operacional seguro usando um processador que não tenha níveis de privilégio? Por que?
7. O processador Pentium possui dois bits para definir o nível de privilégio, resultando em 4 níveis distintos. A maioria dos sistemas operacionais para esse processador usa somente os níveis extremos (0 e 3, ou 002 e 112). Haveria alguma utilidade para os níveis intermediários?
8. Quais as diferenças entre interrupções, exceções e traps?
9. Quais as implicações de mascarar interrupções? O que pode ocorrer se o processador ignorar interrupções por muito tempo? O que poderia ser feito para evitar o mascaramento de interrupções?
10. O comando em linguagem C fopen é uma chamada de sistema ou uma função de biblioteca? Por que?
11. Monte uma tabela com os benefícios e deficiências mais significativos das principais arquiteturas de sistemas operacionais.
12. O Linux possui um núcleo similar com o da figura 8, mas também possui “tarefas de núcleo” que executam como os gerentes da figura 9. Seu núcleo é monolítico ou micro-núcleo? Por que?