Pesquisa
Clima
O clima do Mali é tropical seco, no Sul, e desértico, no Norte. Nas áreas de clima tropical seco registam-se duas estações distintas: uma seca, muito longa, que vai de novembro a junho, e uma estação húmida, que ocorre entre junho e outubro, e que é ainda influenciada pelas monções vindas do sudoeste.
Relevo O relevo do Mali é essencialmente formado por planícies e planaltos. A vida do país é marcada, ainda, pela presença de dois dos principais rios da África Ocidental, o Senegal e o Níger.
Vegetação A região ocidental é ocupada, em sua totalidade, por planaltos intensamente erodidos, constituídos de rochas muito antigas e limitados por grandes escapamentos. Tem, em geral, planícies que se elevam para savanas a leste. A vegetação é uma mistura de cactos e árvores, com plantas muito interessantes, com múltiplos troncos e folhas de todas as cores possíveis.
Demografia
Em julho de 2009, a população do Mali foi estimada em 13 milhões, com crescimento anual de 2,7%. A população é predominantemente rural e entre 5% e 10% são nômades. Mais de 90% da população vive no sul, especialmente emBamako, que tem mais de 1 milhão de habitantes.
Em 2007, aproximadamente 48% da população de Mali era inferior a 15 anos, 45% entre 15 e 64, e os restantes 3% 65 anos ou mais. A idade mediana foi de 15,9 anos. O taxa de natalidade em 2007 foi de 49,6 nascimentos por 1.000 habitantes, e a taxa de fertilidade de 7,4 nascimentos por mulher. O taxa bruta de mortalidade em 2007 foi de 16,5 mortes por 1000 habitantes. A expectativa de vida no nascimento é de 54,5 anos (52,1 para os homens e 51,5 para as mulheres). Mali tem uma das taxas de mortalidade infantil mais altas do mundo (128,5/mil nascidos vivos).
A população do Mali abrange um número de grupos étnicos da África Negra, dos quais a maioria tem concordâncias histórico-culturais, linguísticas, religiosas. De longe, o Bambara é o maior grupo étnico, correspondente a 36,5% da população. Em grupo, o bambara, o soninke, o