Pesquisa
Pesquisa Mercadológica
Prof. Leonardo Roeder
Alunos: Bianca Campos, Caroline Oliveira, Davi Cavalcante, Joana Hevelyn, Geovanne
Rodrigues e Michael Rocha.
01. Métodos de Pesquisa
- O método é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. Esses procedimentos se assemelham ao método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações, interpretá-las com base nas relações encontradas, fundamentando-se nas teorias existentes. Há dois grandes métodos de investigação: quantitativo e qualitativo. Sendo o primeiro método caracterizado pelo emprego da quantificação nas modalidades de coletas de informações no tratamento por meio de técnicas estatísticas, representa a intenção de garantir a precisão dos resultados, evitando distorções de análises de interpretações. Já o método qualitativo, justifica-se por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno.
1.1. Estudo Exploratório
- A pesquisa exploratória visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva, por isso é apropriado para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, pouco ou inexistentes. Esse tipo de pesquisa é particularmente útil quando se tem uma noção muito vaga do problema de pesquisa. Um exemplo pratico de tal modalidade pode estar relacionado ao objetivo de um determinado pesquisador, cuja intenção se manifesta pela busca de uma resposta acerca da queda de um determinado produto no mercado.
1.2. Estudo Descritivo
- A pesquisa descritiva objetiva descrever as características de uma população, de um fenômeno ou uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objetivo de estudo analisado. Variáveis relacionadas a classificação medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante do processo realizado. Quando comparado a pesquisa