Pesquisa
Serviço social
Pesquisa em serviço social
Andrea Matos e Silva – 448658
Gleice Maria Viana de Abreu- 444210
Pesquisa-ação nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social
Mª Edilene Xavier Rocha Garcia
Macaé de Setembro de 2015.
Uma pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dois objetivos: Gerar novos conhecimentos e confirmar ou desconstruir um conceito já existente.
Contribui para a compreensão da realidade social, possibilita o reconhecimento das múltiplas expressões da questão social. Ora, é neste terreno de onde surgem as demandas profissionais por parte do Estado e de outros segmentos da sociedade civil que atuam no amplo campo da pobreza e da exclusão. É por meio da pesquisa que compreende o significado da profissão.
A pesquisa ganha relevância para a formação profissional, especificamente, a partir da década de 80, onde há a intenção de ruptura, quando a profissão se coloca como foco. O Serviço Social como uma profissão eminentemente interventiva, busca poder proporcionar a população menos favorecida no aspecto econômico, social e político a garantia de seus direitos enquanto cidadãos. Na tentativa de aproximação a pesquisa e o serviço social deram-se numa perspectiva tradicionalista, cujo indivíduo era visto e estudado apenas para controle desse mundo, ou seja, eram estudados apenas para fornecer dados ao profissional capaz assim de controlar a população de possíveis rebeliões ou agitações contra o poder governamental.
Para romper com essa perspectiva conservadora é preciso, sobretudo uma formação profissional de qualidade capaz de atender eficientemente aos reclamos sociais. É o contexto dos anos, que passamos a ter pós- graduação em destaque nas universidades do país, profissionais que tinham o interesse em se qualificar e continuar seus estudos para melhor compreender a sociedade que atua.
Essa qualificação a mais, é importante para a nossa profissão enquanto