Pesquisa
Pr. Raquel
Base: Livro – As origens da adoração cristã
1) Quais os itens do novo tipo de culto que supriram a falta do culto pagão?
R: Dentre muitas características do novo tipo de culto ressalto os cultos domiciliares em substituição aos cultos em grandes templos dedicados a diversos deuses, o batismo como um ritual de iniciação e demonstração pública na nova crença e a ceia (refeição sagrada) em substituição aos grandes banquetes que eram oferecidos a deuses de diversas crenças do contexto da Igreja Primitiva.
2) O que o autor quer dizer na página 67 com a seguinte frase: “Suas assembléias não eram meros eventos humanos”?
R: As reuniões da Igreja Primitiva eram realizadas com a plena certeza da presença de Deus em seu meio. A presença de Deus era considerada direta e real através do seu Espírito. Cria-se na presença de “santos celestiais”, anjos, cuja a presença nos cultos domiciliares lhes faziam crer que eram, naqueles momentos, uma extensão da adoração celestial direcionada a Deus.
3) Qual é o papel do Espírito Santo na forma binitária da adoração primitiva?
R: O Espírito Santo era considerado pela Igreja Primitiva como o agente do poder divino entre os cristãos, sendo Ele também o meio de capacitação e a representação divina especificamente na adoração.
4) Comente a relevância de um dos fenômenos de culto cristão.
R: ORAÇÃO >>> A devoção a Deus era expressada de forma prática e constante através das orações. A Igreja Primitiva direcionava suas orações exclusivamente a Deus por meio de Jesus ou em nome Dele. O relacionamento com Deus tomando Jesus como referência passou a ser adotado na devoção cristã, sendo Jesus o elemento de suma importância deste relacionamento com o Pai. Muitas orações eram dirigidas diretamente a Jesus (o Senhor) e isso tornou-se prática e liturgia dos cristãos primitivos, onde Jesus é colocado ao lado de Deus como fonte de bênçãos e alvo de