pesquisa
Diretora Geral: Aline Búrigo
Professor (a): Emília
Acadêmicos: Adriane Ribeiro e Hill Uyraçu
Turma: EFM. 1001 – A
ATIVIDADES ESTRUTURADAS
A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A ENFERMAGEM E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
INTRODUÇÃO
As relações entre indivíduos têm uma vida própria e peculiar, que ultrapassa as características de seus componentes e se manifesta não só na relação de um grupo com outro. A comunicação é um importante aspecto para se estabelecer o cuidado de enfermagem que vislumbra uma assistência de qualidade. (KEITH, 1999).
A comunicação verbal é utilizada para expressar ideias ou sentimentos, iniciar respostas emocionais ou descrever objetos, observações, memórias ou inferências (SARAIVA, 1999).
A COMUNICAÇÃO E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
O termo comunicar provém do latim communicare que significa colocar em comum. Entendemos que comunicação é o intercâmbio compreensivo de significação por meio de símbolos, havendo reciprocidade na interpretação da mensagem verbal ou não-verbal. O objeto de trabalho da enfermagem é o cuidado. Cuidado esse que deve ser prestado de forma humana e holística, e sob a luz de uma abordagem integrada, não poderíamos excluir o cuidado emocional aos nossos clientes.
Para que haja um bom andamento do trabalho e da equipe de Enfermagem é preciso que a comunicação seja clara e objetiva junto ao cliente. Apesar das insatisfações de poucos é sempre preciso dar atenção. Embora o chefe tenha que ser rígido algumas vezes. Há essa cobrança devido à exigência da profissão em não cometer erros. Saber dialogar e’ fazer com todos os envolvidos da equipe possam participar harmonicamente no cuidar tendo como resultado final a satisfação do cliente. Sempre deixar claro de como fazer uma orientação precisa, interativa e sempre ouvindo a todos porque você passa muito tempo com aquele paciente. Ponderar muito antes de se exaltar, ter autocontrole é fundamental, pois você lida com um publico