Os princípios de contabilidade
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
SÃO LUÍS – MA
2014
DANIELLE DE BRITO MENDES JACOB
EUDES ARAÚJO SILVA
ISAIAS RODRIGUES CARVALHO
RENATA DIAS DINIZ
THIAGO CORDEIRO SEGUINS
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Pesquisa apresentada à disciplina Contabilidade Geral, da faculdade Atenas Maranhense, como parte das exigências para aprovação na referida disciplina.
Professor: Ricardo Henrique.
SÃO LUÍS – MA
2014
INTRODUÇÃO
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o atendimento predominante nos universos científico e profissional. Estes Princípios devem ter três características que ocorram simultaneamente: ser úteis (quando deles resultarem informações significativas e valiosas aos usuários das demonstrações contábeis), objetivos (quando as informações resultantes de suas aplicações não acabarem sofrendo influência por inclinações pessoais ou prejuízo dos que a fornecem) e praticáveis (quando podem ser adotados sem complexidade ou custos indevidos). A principal função desse trabalho é a aprendizagem sobre os Princípios da Contabilidade, discriminar cada Princípio, seus conceitos, e quais suas finalidades na Contabilidade.
Assim, de acordo com a Resolução CFC nº 750/93, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são:
1. Princípio da Entidade;
2. Princípio da Continuidade;
3. Princípio da Oportunidade;
4. Princípio do Registro pelo Valor Original;
5. Princípio da Atualização Monetária (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010);
6. Princípio da Competência;
7. Princípio da Prudência.
1. PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O patrimônio da entidade não se confunde com o patrimônio dos sócios ou quotistas. As contas do proprietário - pessoa física ou jurídica – não se misturam com as da empresa – pessoa jurídica.
Exemplo: Despesas pessoais do