Pesquisa
É uma ferramenta da qualidade que trata de uma representação gráfica que permite organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito.
Quando podemos utiliza-lo?
Podemos utiliza-lo para obter a melhor visualização entre a causa e o efeito delas decorrente, podemos utiliza-lo também quando necessitar identificar todas as causas possíveis de um problema ou ainda identificar com clareza a relação entre os efeitos e as suas prioridades.
Um exemplo prático
No nosso exemplo vamos simular em alguns passos a utilização desta ferramenta para levantar as possíveis causas que levam uma determinada empresa a ter uma alta rotatividade de funcionários.
A primeira coisa é identificar o problema. Que no nosso caso é a alta rotatividade de funcionários. Após identifica-lo vamos descrever o problema e coloca-lo em uma caixa a azul a direita. Em seguida vamos desenhar uma longa seta horizontal apontando para a caixa. Esta seta será a espinha dorsal a partir da qual as causas grandes e pequenas serão classificadas e relacionadas. Após a criação dessa seta vamos identificar as causas potenciais e agrupa-las em categorias principais.
Exemplo de categorias principais incluem: Pessoas, processos, materiais, equipamentos, ambientes..
Ou seja vamos identificar e agrupar essas categorias. As características principais serão identificadas através do uso da técnica brainstorm. Então neste ponto você não precisa se preocupar se houver discordância sobre uma categoria se contem ou não uma causa em potencial apenas liste todas as causas. No nosso exemplo utilizamos como causas principais: Gerenciamento, local, mercado, benefícios. Vamos continuar com a técnica da tempestade de ideias para descobrir as causas buscando explicações mais detalhadas para cada categoria principal identificada .
Na categoria principal: Local, quais as sub causas poderiam estar causando problemas