pesquisa
L
pesquisa, ensino de Química, QNEsc
L
O presente artigo aborda a importância das contribuições de pesquisas sobre ensino de Química para a formação e atuação docente. Elas são articuladas como tendências de investigação da nova área da Didática das Ciências, enfatizando a relevância de sua divulgação junto a professores através dos artigos publicados nesta seção nos 10 anos de existência da Química Nova na Escola (QNEsc).
Recebido em 13/10/04, aceito em 29/10/04
N
esses 10 anos de Química
Nova na Escola (QNEsc), o propósito central da seção
Pesquisa no Ensino de Química tem sido o de divulgar contribuições de investigações para a melhoria da formação de professores de Química, visando que os processos de ensino que desenvolvem lhes sejam relevantes por serem significativos para seus alunos, reafirmando a importância dos contextos escolares para a formação de cidadãos. Afinal, é nesta instituição social chamada escola que, por meio da mediação docente, os alunos poderão ter acesso a e se apropriar de conhecimentos historicamente construídos pela cultura humana - conhecimentos científicos/químicos - que lhes permitem outras leituras críticas do mundo no qual estão inseridos. Conforme expressam Driver et al., em artigo publicado no número 9 da QNEsc:
Aprender ciências não é uma questão de simplesmente ampliar o conhecimento dos jovens sobre os fenômenos uma prática talvez denominada mais apropriadamente como estudo da natureza - nem de
QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
desenvolver ou organizar o raciocínio do senso comum dos jovens. Aprender ciências requer mais do que desafiar as idéias anteriores dos alunos, através de eventos discrepantes. Aprender ciências requer que crianças e adolescentes sejam introduzidos numa forma diferente de pensar sobre o mundo natural e de explicá-lo.
(Driver et al., 1999, p. 36)
No entanto, inúmeros trabalhos na literatura nacional e internacional sobre ensino de