Pesquisa
BELÉM-PA
2013
RACISMO “À BRASILEIRA”
Trabalho apresentada às disciplinas Metodologia Científica e Antropologia, como requisito parcial para a obtenção de nota na 2ª avaliação regimental.
Prof. Me.
Prof. Me.
Trabalho apresentada às disciplinas Metodologia Científica e Antropologia, como requisito parcial para a obtenção de nota na 2ª avaliação regimental.
Prof. Me.
Prof. Me.
BELÉM-PA
2013
"A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar." (John L. Beckley)
RESUMO
Este trabalho aborda a questão do racismo. No qual tem sido um grande problema desde a era colonial passando pela escravocrata originada pelos colonizadores portugueses. Nesse contexto, o racismo brasileiro é peculiar, pois a própria vítima do racismo assume o papel de seu próprio algoz, ao reproduzir o discurso discriminatório do qual ela mesmo é vítima e ao interiorizar esses conceitos dentro de sua própria comunidade. O preconceito no Brasil é sempre atribuído ao “outro”. Sobre o grau de relação que mantinham com aquelas pessoas que consideravam racistas, frequentemente eram apontados parentes próximos, namorados ou amigos íntimos. Todo brasileiro parece se sentir como “numa ilha de democracia racial, cercado de racistas por todos os lados”, ha um mascaramento sobre o preconceito, portanto ninguém nega que exista racismo, porém, tanto os racistas como a vítima do racismo são sempre “o outro”, e não as próprias pessoas.
Palavras Chave: Racismo. Escravocrata. Religião.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. REFERÊNCIAL TÉORICO 9
3. RACISMO “A BRASILEIRA” 10
3.1. UMA SOCIEDADE AMBIVALENTE 10
3.2. A VINDA DA CORTE E A ABERTURA DO BRASIL: A PROMESSA DE UMA TERRA DE MEL 11
3.3. UM BRASIL ROMÂNTICO E INDÍGENA: NATUREZA COMBINA COM NACIONALIDADE 12
3.4. O SÉCULO 19 E A DETRATAÇÃO: DARWINISMO SOCIAL E A CONDENAÇÃO DA MESTIÇAGEM 13
3.5. RAÇA E DIFERENÇAS SOCIAIS 14
3.6. HOMENS DE SCIENCIA 15
3.7. DAS FACULDADES DO