Pesquisa e pratica pedagogiga ii
> O Daruê Malungo é uma organização não-governamental que vem desenvolvendo atividades sócio-educativas e culturais na comunidade de Chão de Estrelas, bairro Campina do Barreto, na cidade do Recife. O nome, de origem africana, significa “Companheiro de Luta”.
> A ONG surgiu de um pequeno movimento iniciado pelo mestre de capoeira “Meia-noite”, que começou a educar crianças e adolescentes da comunidade através da capoeira, danças afros e populares. Tem como finalidade a preservação da cultura popular.
>A instituição trabalha com aproximadamente 120 crianças e jovens carentes de 3 a 22 anos de idade, oferecendo gratuitamente, aulas de dança popular, artes plásticas, música, além de alfabetização, pré-escolar e apoio pedagógico (reforço escolar). Além disso, a ONG desenvolve atividades para as mães das crianças e jovens atendidos, com aulas de expressão corporal, trabalhos manuais e oficinas sobre nutrição e redução de desperdício dos alimentos.
> ONG é reconhecida como Ponto de Cultura pelo governo do estado, funciona pela manhã e a tarde com atividades de leitura, confecção de fantasias e instrumentos, artes plásticas, dança, percussão, informática e audiovisual.
>Criada em 1988, a ONG, hoje, dispõe de uma estrutura física coberta de aproximadamente 280m°, constituído de um amplo salão, cinco salas(que são utilizadas principalmente no reforço escolar), uma cozinha, um escritório,uma biblioteca dois banheiros e uma área externa de lazer que envolve todo o prédio.
>A ONG ofericia inicialmente atividades culturais. porém, os organizadores foram percebendo que muitas crianças em idade escolar não sabiam ler e nem freqüentavam a escola. Dessa forma, o grupo começou a dar aulas de alfabetização para meninos e meninas carentes de 10 a 13 anos. Com freqüência, essas crianças traziam os irmãos menores já que os pais trabalhavam o dia todo e não havia creche gratuita na comunidade. Foi a partir daí que o grupo percebeu a necessidade de