pesquisa Zaha Hadid
Zaha Hadid Nasceu em Bagdá em 1950. Estudou em Londres na Architectural Associaton School of Architecture (AA) onde teve aula com Leon Krier e Rem Koolhaas e obteve o diploma em 1977. Lecionou em varias instituições prestigiadas em todo o mundo. Ocupou a presidência da Kenzo Tange na Escola de Graduação de Design da Universidade de Harvard, tornou-se sócia do Office for Metropolitan Architecture (OMA). Deu aulas com o seu antigo professor e fundador do OMA, Rem Koolhaas, na AA onde orientou num estúdio próprio até 1987. Atualmente Zaha é professora na Universidade de Artes Aplicadas de Viena na Áustria.
Ficou conhecida internacionalmente por seus projetos ousados, grande parte deles, conceituais e identificados com a corrente desconstrutivista. Uma tendência da arquitetura pós-moderna que quebra as regras da arquitetura moderna, caracterizando-se pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear. Apesar da palavra desconstrução implicar um ato de destruição para muitas pessoas os arquitetos descontrutivistas colocam as formas puras da tradição arquitetônica no sofá e analisa os sintomas de uma impureza reprimida. A desconstrução no sentido do pensamento e o construtivismo,no movimento Russo ( Vlademir Krinskii ,depois da revolução de 1917) é uma forma interrogada.
Ganhadora de muitas competições internacionais, seus destaques são vários, como, por exemplo, o The Peak Club em Hong Kong (1983) foi o projeto exposto no MOMA. A sua abordagem constitui em escavar o terreno e depois fazer escarpas artificiais com a rocha escavada.Essa relação entre a natureza e a arquitetura entre o terreno e o edifício ainda hoje e bem significativo no desenvolvimento de seus projetos.Ela criou um vazio de 13 mts no intervalo entre a viga inferior e a superior onde são suspensas a plataforma,uma piscina e um bar.
Características de suas obras:
A