Pesquisa sobre a copa
2. A Guerra de Canudos é tida como um dos principais conflitos que marcam o período entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano no Brasil. Quem governava o Brasil era Prudente de Morais.
3. Era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Criavam gado, plantavam roça, e caçavam alguns bichos que ali existiam.
4. Geralmente quem tomava as decisões era o chefe da família (pai/esposo).
5. Era um homem religioso que pregava movimentos messiânicos, (acreditando ser um enviado por Deus), por todo nordeste com fim de juntar seguidores, e leva-los a um lugar onde poderiam viver livre, dos impostos, e da falta de interesse da República Oligárquica.
6. Em junho de 1893. Às margens do Rio Vaza-Barris, no interior do estado da Bahia, sob a liderança Antônio Conselheiro (Antônio Vicente Mendes Maciel).
7. Que a vida no Arraial de Canudos seria dedicada ao trabalho e às práticas religiosas.
8. As casas eram feitas de pau a pique coberta por folhas de icó e barro. Cada família mantinha uma roça e criação de animais para sua subsistência e as dos desamparados.
9. Muitos povoados começaram a mudar para a cidade de Belo Monte.
10. O uso de armas como facões de folha-larga, chuços de vaqueiro, ferrões ou guiadas de três metros de comprimentos, foices, varapaus e forquilhas, utilizados em lutas de corpo a corpo.
11. Lutavam com foices, enxadas, pedras, pedaços de pau, machado, chuços de vaqueiro, ferrões ou guiadas de três metros de comprimentos, foices, varapaus e forquilhas, armas tomadas ou deixadas pelos soldados mortos e feridos, canhões e táticas guerrilheiras, inclusive luta corporal, roupas disfarçadas na cor da vegetação local e até mesmo roupas dos soldados onde os conselheiristas se infiltravam no meio da tropa policial e faziam sabotagens.
12. Como bandidos, e