Pesquisa sobre hábitos saudáveis
Hábitos Saudáveis
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Professora Bianca
Ter hábitos mais saudáveis é uma necessidade crescente. As pessoas sabem que comer melhor, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, não ingerir álcool em grande quantidade e ter uma vida mais tranqüila e menos estressante são essenciais para o nosso bem estar e principalmente para a nossa saúde. São hábitos simples e que não só ajudam a perder peso, mas contribuem para que possamos ter uma vida mais longa e mais feliz.
Entretanto, apesar de termos plena consciência dos benefícios de ter uma vida mais saudável, ainda são poucas as pessoas que seguem esse estilo de vida.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar os hábitos de vida, saúde e alimentação da população Porto Alegrense, determinando a preocupação das pessoas em adquirirem hábitos mais saudáveis e os motivos pelos quais elas não mudam seu comportamento.
A pesquisa foi feita pela internet, através de um formulário online. Aplicamos um questionário composto de 22 perguntas abertas e fechadas para 33 pessoas acima de 18 anos.
Para que o resultado da pesquisa fosse o mais real possível, nosso público alvo era focado em pessoas que trabalham e estudam, pessoas comuns.
Iniciamos o questionário com perguntas que ajudam na identificação do perfil dos respondentes.
Qual o seu sexo:
Das 33 pessoas que responderam o questionário, 20 eram mulheres e 13 eram homens.
Qual a sua idade:
A maioria dos respondentes tem idade entre 18 e 25 anos, sendo apenas uma com mais de 50.
A segunda parte da pesquisa trazia perguntas que identificavam os hábitos dos respondentes, com perguntas relacionadas à saúde.
Você fuma?
A pesquisa nos mostrou que o hábito de fumar está diminuindo entre os jovens. Todos os entrevistados se enquadram na categoria de não-fumantes. A única pessoa que respondeu que fumava, marcou a opção “menos de três cigarros por semana”, determinando que o respondente não é de fato