Pesquisa sobre capacitação em Tecnologia da Informação
Grupo 1
Moderador Leandro
Relatora Rita
1. As necessidades: qualificação técnica, o conteúdo mais experiência, atualização constante, educação continuada, capacitação, educação customizada (parametrizada) de acordo com as necessidades da empresa, educação individualizada, de acordo com a empresa (o gestor deve identificar), para não perder tempo/ motivação, adequação das habilidades e competência em relação às atividades que vai desenvolver/ sinergia/ consciência da missão e visão da empresa, qual é a visão e missão da empresa [e muito importante saber estes itens para ele atuar neste contexto, consciência critica e conhecimento, possibilidade de estar no mercado de trabalho, como estagiário (estagiário é usado para outros serviços), conhecimento técnico e auto-conhecimento.
2. O profissional deve atender aos dois quesitos. Outras habilidades, inteligência emocional, comprometimento, responsabilidade, facilidade de desenvolvimento, iniciativa própria, empreendedorismo, relacionamento inter-pessoal (era da equipe, ele deve saber lidar com os outros, pois rende mais) visão estratégica (consegue enxergar cenários que talvez o gestor dele não consiga), pró-atividade, organização, dinamismo, fluência verbal, comportamento ético, ter mais de um idioma, educação
3. Sim, EAD é mais adequada, dependendo dos objetivos da capacitação e da doutrina proposta no curso. Uma das coisas que se observa em EAD, é que o aprendiz que busca EAD, tem interesse em aprender e adquirir conhecimento e trocar experiência. Tem um diferencial, EAD dá mais uma proximidade às pessoas que têm interesse e que desejam, de fato, aprender.
Grupo 2
Moderadora Ana Couto
Relatora Chris Couto / Horácio
1. Reconhecemos que TI é um instrumento de inovação. Decididamente, TI inova. . Só que não existe solução