Pesquisa qualitativa e quantitativa – uma reflexão
1Fernando Henrique Neves
2Joceli Sevilha Gonçalves Barbeto
3 Maria Aparecida Fortuna Clara
4 Maria Lucineide Dióginis
5 Nilza Costa do Nascimento Oliveira
6 Simone
RESUMO
Este ensaio acadêmico procura constituir uma base para uma discussão objetiva acerca das abordagens teórico-metodológicas, com ênfase nos aspectos que delimitam e integram as metodologias qualitativo-quantitativas na pesquisa de investigação.
Primeiramente, destaca-se, por um lado, a importância de cada método, conforme as suas singularidades próprias. Num segundo momento, destacam-se características de cada abordagem metodológica, constituindo, assim, as suas delimitações e formas de instituir as diferentes percepções. Trata-se de discussões no campo do rigor e dos métodos científicos que podem deixar mais claro os vínculos e a significação do trabalho a partir da integralização metodológica. .
PALAVRAS CHAVE: método – pesquisa – reflexão
INTRODUÇÃO
Inicialmente, no que tange ao pesquisador, há que se destacar características preponderantes à pesquisa científica como o bom senso organizacional, a disciplina e a perspicácia aguçada na observação dos fenômenos; logo é óbvio que tais singularidades são elementos que propõem e levam a pesquisa e o pesquisador a formar um campo de confrontos. Nesse sentido, quando o objeto de pesquisa apresenta-se de maneira clara, o pesquisador dispõe, atualmente, de um número razoavelmente significativo de procedimentos e ferramentas metodológicas. Assim, cada olhar e cada tipo de objeto/pesquisa direcionam o caminho a ser percorrido. Autores se dedicaram a formar categorias e estabelecer um parâmetro para determinar os tipos de pesquisa. Por isso, a bibliografia sobre o assunto é ampla e rica. Dessa forma, neste ensaio, nosso objetivo é escrever sobre os principais tipos de pesquisa utilizados em uma investigação. Tentaremos fazer um recorte a fim