WEB AULA 1 PROBABILIDADE E ESTATISCA
1808 palavras
8 páginas
Unidade 1 – Estatística - Estatística DescritivaWEBAULA 1 Quantos somos? Quem vai vencer a eleição para prefeito na capital do meu estado? Qual é a maior torcida do Brasil? Quantas escolas municipais há no Brasil? Qual desses remédios possui um tempo de resposta mais rápido? Respostas a essas perguntas, em geral, são obtidas a partir de uma pesquisa estatística.
A Estatística é muito mais do que a simples construção de gráficos e o cálculo de médias. Uma pesquisa estatística consiste em um trabalho de identificação, reunião, tratamento, análise e apresentação de informações (dados) para satisfazer certa necessidade. Com a chegada dos computadores de alta velocidade, grandes volumes de dados podem ser obtidos e analisados nas mais diferentes áreas e, assim, pesquisas estatísticas são realizadas com os mais diversos objetivos, em áreas tão diversas quanto ciências médicas e biológicas, engenharias, ciências sociais e econômicas, turismo, esporte, etc. Assim, a estatística pode ser definida como um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, planejar, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar os dados de uma população ou amostra oriundos de estudos ou experimentos realizados em qualquer área de conhecimento. A estatística lida com todos os tipos de dados, incluindo o planejamento e a coleta de dados.
Segundo Magalhães (2005), a estatística pode ser dividida em três áreas:
A primeira e normalmente utilizada na etapa inicial das análises é a Estatística Descritiva, que é um conjunto de técnicas destinadas a organizar, descrever, resumir os dados e tirar conclusões a respeito das características de interesse.
A segunda é a Inferencial, também chamada de estatística indutiva, esta reúne um conjunto de técnicas que permitem utilizar dados vindos de uma amostra para tirar conclusões sobre a população.
E a terceira, e não menos importante, é a área da Probabilidade, pode ser pensada como a