Pesquisa Plan
A função de compras tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços de um estabelecimento por meio de um planejamento que mensure a quantidade certa para o momento adequado.
No processo de fabricação, antes iniciar a primeira operação, os materiais e insumos gerais devem estar disponíveis, mantendo-se, assim, com certo grau de certeza, a continuidade do abastecimento a fim de atender as necessidades ao longo do período. Logo, a quantidade e qualidade dos materiais devem ser compatíveis com o processo produtivo do estabelecimento.
Para manter um perfil competitivo no mercado e gerar lucro, e preciso minimizar os custos continuamente. Diversos administradores notaram, nos últimos anos, que reduzir os custos é a melhor forma de aumentar o lucro já que um aumento de produção ou um incremento nas verbas de marketing não é necessário. Os objetivos básicos de um departamento de compras são:
Obter um fluxo continuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção.
Coordenar esse fluxo de maneira que o mínimo de investimento seja aplicado de modo que afete a operacionalidade da empresa.
Comprar materiais e insumos pelos menores preços, obedecendo aos padrões de quantidade e qualidade pré-definidos.
Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa principalmente as condições de pagamento.
Um dos parâmetros mais importantes do departamento de compras é a previsão das necessidades de suprimento. Nunca é demais insistir na informação das quantidades, qualidades e prazos necessários ao estabelecimento. São essas informações que fornecem os meios eficientes para o comprador executar seu trabalho, devendo os departamentos de compras e produção dispor do tempo necessário para negociar, fabricar e entregar os produtos solicitados.
A globalização mundial gerou preços de venda muito competitivos e os resultados do estabelecimento deverão vir do aumento da produtividade, da melhor administração de