Pesquisa Para onde vai seu dinheiro
RELATÓRIO DE PESQUISA
“PARA ONDE VAI O SEU DINHEIRO?”
Método Quantitativo e Processo Decisório
Gláucia Hiller da Silva
Rafael Bencke Prade
São Leopoldo, 18 de Novembro de 2014.
1 – INTRODUÇÃO
Uma sensação frustrante que muita gente tem todas as vezes que observa seu extrato bancário, é notar que, rapidamente, o salário depositado parece desaparecer.
Fim do mês é sempre um período complicado. As contas vão chegando, o dinheiro sumindo e o desespero batendo.
É nessas horas, em que o orçamento não fecha e você acaba tendo mais números vermelhos do que azuis em sua conta, que nos vem à mente a inevitável pergunta: para onde foi o dinheiro? Sem muito controle da situação, você nota que fica difícil responder, de forma precisa, onde seu salário foi gasto.
Se olharmos pelo lado contábil, nossas despesas pessoais podem ser facilmente comparadas a de uma empresa, uma vez que existe um capital que precisa ser bem gerido para que não haja prejuízos. Nos últimos anos, grandes mudanças econômicas aconteceram em nosso país. As classes mais baixas, por exemplo, tem adquirido cada vez mais o poder de compra, representando hoje um grande percentual das vendas.
Com a facilidade de crédito e o acesso cada vez mais abrangente de pessoas às novas tecnologias, podemos observar um crescente endividamento por parte da população.
Também como em uma empresa, a administração dos recursos pessoais é de grande importância, pois auxilia a tomar decisões sobre quanto e como gastar nosso dinheiro. Por estarem gastando mais, as pessoas tem se endividado proporcionalmente, fazendo desencadear outros problemas de esfera emocional, como por exemplo, deixar para depois coisas que nos dão prazer e satisfação, dentre outros desejos de realização pessoal.
De acordo com a maior parte dos consultores financeiros, essa questão pode ser facilmente respondida através de um controle mensal de gastos, sejam eles extras, supérfluos e essenciais, que devemos colocar na