Pesquisa para Empresa
Existem diferentes métodos de análise de mercado e de clientela para identificação de necessidades e orientação dos negócios
Para Conhecer bem o perfil do cliente - gostos, atitudes, preferências, hábitos, costumes, relações sociais e grupais de referência do consumidor -, a pesquisa de mercado é a base inicial de um trabalho de aproximação.
O consumidor está se tornando cada vez mais exigente, seletivo, desconfiado ou racional. O rastreamento do consumidor é uma tarefa que não se esgota de uma só vez, porque suas atitudes são dinâmicas, o que exige análise permanente de seu perfil.
Tipos de pesquisa
- Pesquisas de hábitos e atitudes: essas pesquisas fornecem informações sobre os hábitos de consumo e compra de produtos, o grau de envolvimento dos consumidores com os produtos, o conhecimento, a imagem das marcas e os critérios de escolha dos clientes.
- Pesquisas/painéis repetitivos: consistem em colocar periodicamente as mesmas questões junto de uma determinada população, de modo a seguir a evolução das suas respostas ao longo do tempo.
- Pesquisas qualitativas: os estudos qualitativos visam compreender as necessidades, motivações e comportamentos dos consumidores. Distinguem-se das pesquisas por questionário, pela maior complexidade e profundidade dos seus métodos de análise.
São exemplos desse tipo de estudo as entrevistas livres (em que se deixa o entrevistado falar livremente sobre um dado tema) e as discussões em grupo (em que um moderador lidera o grupo e apresenta os tópicos a serem discutidos, observando as reações dos participantes).
Métodos de experimentação
São testes de mercado que visam prever as reações dos consumidores frente às ações de marketing que a empresa pretende efetuar. Para eles, as empresas implementam ações em escala reduzida para que seus efeitos sejam medidos junto de um determinado público-alvo.
Os testes tanto podem incidir numa única variável do marketing-mix (preço, ponto de