Pesquisa Japao
O Japão teve seu ápice no avanço econômico logo após a Segunda Guerra Mundial quando recebeu ajuda de outros países em forma de capital, principalmente dos Estados Unidos, e passou a investir em indústria e tecnologia tornando-se uma potência mundial em meados da década de 1970. Outro fator que contribui para o constante desenvolvimento da economia japonesa é sua infraestrutura bastante desenvolvida com rodovias, portos, geração de energia incluindo usinas nucleares que produzem cerca de um quarto da energia consumida no país. O fato de abrigar grandes indústrias e ser um forte nome no mercado concessionário também impulsiona seu desenvolvimento.
O mercado interno japonês é bastante desenvolvido devido ao grande poder aquisitivo da população, resultado de seus altos salários, contudo as importações mantêm-se altas por conta da necessidade de matéria prima vinda de outros países (cerca de 90 % de toda matéria prima usada no país) e de produtos agrícolas.
Atividades da economia do Japão
Indústrias
O Japão é um país altamente industrializado com grandes multinacionais de importante papel na economia mundial. O maior parque industrial do país é formado pelas cidades de Tóquio, Osaka e Nagoya formando uma imensa megalópole situada no litoral da ilha de Honshu. O país possui também reservas pequenas de zinco, cobre, chumbo e carvão mineral, mas a