pesquisa- formação- intervenção
Um grupo é constituído por um conjunto de pessoas em relação umas com as outras e que se uniram por diversas razoes.
Ora esses grupos parecem funcionar segundo processos que lhes são comuns, mas que se tem costume de observar espontaneamente. Numa equipe de trabalho, e qualquer que seja a tarefa a realizar, os principais fatores de funcionamento são uma finalidade comum, em principio, tarefas concretas comuns, um sistema de participação, um sistema de direção ou de animação do grupo, um conjunto de regras ditas de procedimento. a analise geral e cientifica desses caracteres gerais da vida dos grupos foi chamada por Kurt Lewin de dinâmica de grupo.
-Numa primeira etapa, o termo dinâmica de grupo designou uma ciência experimental.
-Numa segunda etapa, o mesmo designou o trabalho do técnico em dinâmica de grupo, o qual, saindo de seu laboratório, vai ocupar-se da solução dos conflitos sociais.
A pesquisa- a pesquisa em dinâmica de grupo refere-se essencialmente a coesão nos grupos, as comunicações, aos desvios, á mudança e a resistência á mudança, a criatividade dos grupo ao comando.
Forças de desenvolvimento e as forças de coesão: as primeiras são aquelas que impulsionam um grupo para os fins que ele se atribui; as segundas são aquelas que motivam os membros a permanecer no grupo.
Fatores da coesão: certas propriedades do grupo (seus objetivos, seu tamanho, seu modo de organização); e a propriedade que tem o grupo de satisfazer as necessidades de seus membros (necessidades de relações interpessoais, de segurança).
Entre os fatores de coesão dos grupos, pode-se distinguir em função das finalidades do grupo: a pertinência das finalidades; a clareza das finalidades; e a aceitação da finalidade pelos membros.
Esses acordos dos membros definem as forças de atração; as divergências, ao contrario, constituem forças de repulsão.
As comunicações
- redes formais