PESQUISA DES ESTOQUES 2
CLASSIFICAÇÃO DE ESTOQUES E SEUS NÍVEIS.
As empresas buscam gerar maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes e/ou que reduzam seus custos. A área de logística tem sido considerada importante para a estratégia competitiva da empresa. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e redução de custos empresariais. O processo de administração de estoques pode ser utilizado como ferramenta estratégica em uma organização.
A armazenagem de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimentos por parte da organização. O ideal seria a perfeita sincronização entre oferta e demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessários. Entretanto, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos estão disponíveis a qualquer momento, devem-se acumular estoques para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produção e distribuição.
TIPOS DE DEMANDA MAIS COMUNS DOS ESTOQUES
Devido o estoque em classes ou tipos facilita o controle do mesmo, uma das melhores maneiras de classificar estoques é segundo a natureza de sua demanda. Esta pode ser permanente, sazonal, irregular, em declínio e derivado.
O permanente pode citar ciclos de vida muito longos, onde vão ser comercializados para sempre, tal caso ocorre quando não existem grandes picos ou vales de consumo ao longo de um ano, onde são aqueles que requerem suprimentos contínuos ou periódicos, orientando-se pela demanda a cada item do inventário determinar quando o suprimento deve ser efetuado e definir o tamanho do lote para reabastecer.
A sazonal, as suas sazonalidades de demanda que não podem ser controladas da mesma forma que produtos com demanda permanente. É o caso de períodos de produtos por épocas específicas, ou lembranças de lugares turísticos, são produtos com ciclo anual de