Pesquisa de TJB
1.1) Definição
O transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O termo provém de transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.
O transistor é um componente eletrônico Semicondutor de 3 regiões semicondutoras, são divididos em dois tipos principais: unipolares e bipolares; os bipolares ou BJT são divididos de acordo com a ordem das camadas de materiais: NPN e PNP.
O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças a esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transistor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dos terminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.
1.2) Características
O transistor é um dispositivo que consiste em duas camadas de material do tipo n e uma camada do tipo p ou em duas camadas do tipo p e uma camada do tipo n. O primeiro é denominado transistor npn e o outro, transistor pnp. Os dois são mostrados na Figura 3.2, com a polarização apropriada. A polarização cc é necessária para estabelecer a região apropriada de operação para a amplificação ca. A camada emissora é fortemente dopada, a base é menos dopada e a coletora possui dopagem bem leve. As camadas externas possuem larguras muito maiores do que a camada interna de material do tipo p ou n. Para os transistores mostrados na Figura 3.2, a razão entre a largura total e a largura da camada central é de 0,150/0,001 = 150:1. A dopagem da camada interna também é