pesquisa de residuos em sao luis
São Luís, 31de Agosto de 2014
Professor: José Antônio Disciplina:
Aluna: Layce Leal Peniche Turma:195
Surgimento da Internet
A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J. C. R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), já falava em termos da criação de uma Rede Intergalática de Computadores (Intergalactic Computer Network, em inglês).
A chegada da internet no Brasil porem foi um tanto tardia, deu o primeiro lampejo apenas em meados de 1989 quando a Fapesp ( Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) fomentou o projeto de interligar virtualmente o banco de dados de universidades brasileiras ao de universidades internacionais. Assim chegou ao país a Binet, que conectava a Fermilab em Chicago a Fapesp no Brasil.
Em 1993 e 1994, ocorreu a primeira conexão de 64 Kbps e uma grande profusão de páginas criadas por universitários da Universidade de São Paulo- USP. Mas foi em 1995 que ocorreram as mudanças mais significativas, nesse ano foi estabelecida uma legislação para os provedores e a legalização