Pesquisa de referência
Tema: Escola de ensino fundamental e médio
- Pesquisa e estudo de caso
Considerar:
Programa
Dimensionamento
Análise dos setores (implantação)
Análise das circulações/acessos
Isolação/ventilação
Partidos adotados
Arquiteto/data
1º pesquisa de projeto:
ESCOLA FDE JARDIM ATALIBA LEONEL
SÃO PAULO – SP
OBRA: 2006
ARQUITETURA: Angelo Bucci Alvaro Puntoni Maria Isabel Imbronito
MEMORIAL
Peço-lhes que encarem ainda uma vez o seu trabalho de um outro modo, como uma missão: criar para os meninos de amanhã lugares de origem, cidades e paisagens que constituirão o mundo das imagens e a imaginação desses meninos. E gostaria que vocês levassem em conta o contrário do que, por definição, é a sua missão: não projetem apenas construções, criem também espaços livres que preservem o vazio, para que o cheio não nos obstrua a vista — que ele deixe o vazio para o nosso descanso.
Wim Wenders
O relevo acentuado que caracteriza a área onde se implantou a Escola Jardim Ataliba Leonel, Pedro de Moraes Victor oferece, como é típico destas situações topográficas, vista panorâmica do bairro, principalmente na vertente oposta do vale, marcada pelo verde da mata de uma extensa área de preservação que predomina nas cotas mais altas.
O edifício da escola foi implantado longitudinalmente ao longo de um eixo paralelo à rua Boaventura Coletti, marcando de uma esquina à outra toda a extensão desta frente da quadra.
A conciliação necessária entre os níveis do terreno e das ruas sugeriu a adoção de uma nova topografia com três platôs em diferentes níveis:
- o de nível mais alto, junto à esquina com a rua Carlos Martel, marca o acesso dos estudantes em nível com o pátio coberto.
- o de nível intermediário, junto à esquina oposta com a rua Jaime Frazier, marca o acesso à administração.
- entre os dois, um platô