Pesquisa de mercado
O que é o marketing esportivo
O marketing esportivo não apresenta uma definição em específico, ainda novo e com aplicação tanto na parte de promoção dos esportes e eventos em si, quanto de artigos e materiais que tenha a ver com o leque de esportes praticados pelo mundo suas definições variam.
Surgiu em: O marketing esportivo, assim como o marketing moderno, teve grande ascensão no Brasil principalmente nos anos 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek. A política, cujo mote era "50 anos em 5" levou diversas organizações, tanto nacionais com internacionais, a operar no país.
Com base nessas concepções, algumas definições que permitem ampliar e fortalecer a compreensão:
Marketing Esportivo é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa. (PITTS & STOTLAR, 2002, p. 90).
Outro conceito interessante e amplo é apresentado pela Equipe da Universidade do Futebol (2009):
O Marketing é um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o número de clientes fiéis de uma empresa ou produto. O Marketing Esportivo é a aplicação de estratégias do marketing tradicional na indústria do esporte.
Segundo Mullin, Hardy & Sutton (1996 apud CHATAIGNIER, 2004, p. 49):
Marketing Esportivo consiste em todas as atividades designadas a atender às necessidades dos consumidores de esporte por meio de um processo de intercâmbio. A expressão Marketing Esportivo desenvolveu duas vertentes principais: o marketing de produtos esportivos e serviços direcionados ao consumidor de esporte e o marketing de outros produtos de consumo, industrial e de serviços, pelo uso