PESQUISA DE MERCADO
A coleta de dados é uma forma de pesquisa que junta documentos e provas, procurar informações sobre um determinado tema ou conjunto de temas e os junta de forma a facilitar uma futura análise.
A coleta de dados ajuda a analisar passo a passo todos os fatos ou fenômenos que estão acontecendo em uma organização, sendo o ponto de partida para a elaboração e formalização de um trabalho.
A coleta de dados pode ser feita de muitas formas:
1.1 Utilizações de documentos
A coleta de dados pode ser através de dados impressos como jornais, revistas, arquivos históricos, livros, diários, dados estatísticos, biografias.
As fontes escritas na maioria das vezes são muito ricas e ajudam o pesquisador a não perder tanto tempo na hora da busca de material em campo, sabendo que em algumas circunstâncias só é possível a investigação social através de documentos.
1.2 Entrevista
As entrevistas são largamente usadas em pesquisa de mercado, de opinião pública. Existem vantagens e desvantagens na coleta de dados através de entrevistas em relação à remessa postal de um questionário, conforme Oppenheim (1993) o uso de entrevistadores é necessário quando há no questionário uma série de perguntas abertas e é fundamental escrever as respostas nas palavras do investigado. Algumas vantagens da entrevista são que possibilitam a obtenção de dados referentes aos diversos aspectos da vida social; é uma técnica muito eficiente para a coleta de dados em profundidade acerca do comportamento humano; os dados obtidos são suscetíveis de classificação e de quantificação. Por outro lado, as desvantagens são: a inadequada compreensão do significado das perguntas; o fornecimento de respostas falsas; a influência da presença do entrevistador; os custos com treinamento de pessoal para a aplicação das entrevistas entre outras.
A entrevista é uma das técnicas de coleta de dados mais usada no âmbito das ciências sociais como,