pesquisa de mercado
Nome do Projeto: Saúde, Bombeiros e Sociedade
Tempo de Duração: Contínuo
Órgão Gestor: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBECE
APRESENTAÇÃO
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, considerando que o adequado enfrentamento da exclusão social e dos preconceitos sofridos pelos idosos exige uma nova relação entre Estado e Sociedade, assim como novas iniciativas direcionadas para a atuação do Estado na área social, resolveu viabilizar a implementação do projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, que tem como objetivo atingir prioritariamente a comunidade de pessoas acima dos 60 anos de idade e proporcionar-lhes uma oportunidade de cuidar da saúde biopsicosocial através da participação em grupos de atividades multidisciplinares.
A equipe de profissionais que atuam neste projeto é composta por bombeiros formados e pós-graduados em educação física. O Projeto, além de ter tido grande aceitação pela comunidade, vem recebendo uma grande adesão do público, inscrito nos vários núcleos existentes nas Unidades de Bombeiros Militares, dispostos por todo o Estado, inclusive no interior, assim como em pólos de lazer ou locais estratégicos utilizados pela comunidade.
A promoção de saúde e a qualidade de vida são os eixos centrais mais importantes a serem atingidos neste projeto elaborado e implementado pelo Corpo de Bombeiros Militar, através da atividade física com idosos. É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações de seu corpo e tire proveito de sua condição, prevenindo e mantendo em bom nível sua plena autonomia.
Para isso é necessário que se procure estilos de vida ativos, integrando atividades físicas à vida cotidiana.
A atividade física não pode restaurar tecidos que já foram destruídos, no entanto pode proteger o idoso contra várias doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento, maximizando as funções fisiológicas do organismo que ainda estão conservadas.
Ressalte-se