Pesquisa de marketing pessoal
RENATO ALVES BOSEL
JESSICA SOUZA
RODRIGO DO VALLE MAIA
THAISY BRUNA DE FREITAS
ELDER LUIS
GUSTAVO LIMA
MARKETING PESSOAL
Mauá
2012
CONTEXTUALIZAÇÃO DE MARKETING
Para conceituar as ações de marketing pessoal, faz-se necessário a compreensão do que seja marketing. O marketing surgiu da necessidade dos mercados de se adaptarem às constantes mudanças. Trata-se essencialmente de atividade organizacional que busca satisfazer necessidades de clientes. Dentre os inúmeros conceitos e definições atribuídos ao marketing Philip Kotler (2000, p.57) define: “Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.”.
Ainda nas palavras de Kotler, apud Marcos Cobra (1997, p.24): “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros” Alexandre Luzzi Las Casas (2001, p.26) ensina: “Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.”.
Um dos fundamentos teóricos do conceito de marketing é a teoria da escolha individual, formulada pelo economista clássico Adam Smith (1776), cujo pressuposto é que o bem-estar da sociedade é o resultado da convergência entre interesses individuais do comprador e os do vendedor, por meio da troca voluntária e competitiva (COBRA, 1997).
Freire