PESQUISA DE INVERSORES DE FREQUENCIA
TÉCNICO ELETRONICA
MOTORES E COMANDOS
NOME: ANTONIO NEVES
QUESTÕES DE MOTORES E INVERSORES DE FREQUENCIA
DOCENTE: CAMILA
PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2013.
Questões
1) O que são botoeiras? São chaves eletricas acionadas manualmente. Geralmente possuem um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal ela pode ser pulsadora ou com trava
2) O que é uma fim de curso? São dispositivos providos de contatos NA e NF, semelhente a botoeira, porém sua movimentação depende da maquina acoplada.
3) Os fusiveis são classificados de ultra-rapido, rapido e retardado.
Função : Proteção contra curto circuito.
Baseado em um elemento um fusivel devidamente projetado que abre o circuito, interrompendo-o na ocorrencia de uma falha.
Tipo D
Diazed é o de fusivel utilizado em instalações industriais nos circuitos com motores. E tipo retardado e fabricado para correntes de 2 a 63 A(Vmax= 500v e Icc = 50KA).
Tipo NH
O fusivel NH (N-baixa tensão; H alta capacidade) é usado nos mesmos casos do Diazed, porem e fabricado para correntes de 4 a 630A (Vmax=500 e Icc 120KA).
Tipo NH
São indicados para proteção de diodos e tiristores, ou seja, para retificadores e conversores de frequencia.
A atuação dos fusiveis pode se dar por tres fatores
1) curto circuito interno provocado por compenentes defeituosos
2) curto circuito externo uma falha no consumidor
3) defeito durante a frenagem (frenagem regenerativa): falha no sistema de controle (comutação) a ponte retificadora funciona como um curto
No dimensionamento dos fusiveis retardados deve se levar em consideração os seguintes aspectos: 1) tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusiveis devem suportar sem fundir, o pico de corrente de partida(ip) durante o tempo de partida do motor(tp). Com os valores de IP e TP entramos na curva para dimensionar o fusivel.