Pesquisa de clima
¨Por clima organizacional entende-se a atmosfera psicológica característica que existe em cada organização, podendo referir-se ao ambiente humano dentro de um departamento, de uma seção ou de uma secretaria. Não pode ser visto ou tocado, mas pode ser percebido psicologicamente.¨ (Secretaria de Gestão Pública, 2009).
O termo “Clima Organizacional” se refere aos aspectos internos da organização que conduz às diferentes espécies de motivação nos seus participantes, bem como é considerado parte da qualidade no ambiente de trabalho. O clima organizacional depende da estrutura da organização, da cultura, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalho, da escolha da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe, etc., podendo inclusive afetar o comportamento e o desempenho da organização.
Para o alcance de bons resultados da Pesquisa, a Administração precisa além dos recursos necessários (humanos, materiais, financeiros, etc.), de pessoas que saibam administrá-la, partindo do princípio de que as pessoas inseridas estejam suficientemente comprometidas para o seu desenvolvimento e realização dentro da Instituição.
Outro ponto importante é a cultura organizacional, a qual pode ser definida como a maneira informal e compartilhada de perceber, sentir e atuar numa organização. A cultura organizacional é criada pelas pessoas que pertencem ou já pertenceram à determinada organização. Cada indivíduo sofre influência e também influencia a cultura e o clima organizacional, podendo contribuir para a introdução de mudanças.
Cultura organizacional diz respeito ao conjunto de responsabilidades assumidas, compartilhadas, subentendidas, que um grupo humano interiorizou, num processo de aprendizagem, ao longo de sua história.
Vale ressaltar que o gestor, por sua vez, tem responsabilidade adicional, decorrente de seu papel como agente de uma mudança organizacional.
A relevância deste instrumento de pesquisa ainda se reafirma,