pesquisa de campo
Componentes: Adenilton cunha Mailson meneses Cleberton rosa
Tema: Drogas na adolescência
Curso: Educação física
São cristovão-Se 2014
O adolescente e as Drogas
A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.
Alguns riscos que podem ser atribuídos na característica dos adolescentes:
Necessidade de aceitação pelo grupo de amigos. Desejo de experimentar comportamentos visto como "de adultos“. Sensação de onipotência "comigo isso não acontece“. Grandes mudanças comportamentais gerando insegurança. Aumento da impulsividade.
A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas, assim como a opinião dos amigos. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, o adolescente vive o presente e na sua busca por realizações imediatas o efeito das drogas vai de encontro a isto, proporcionando prazer imediato. O modismo é outro aspecto importante relacionado ao uso de substâncias entre adolescentes, pois reflete a tendência do momento, e os adolescentes são particularmente vulneráveis a estas influências.
O papel da família na formação do adolescente
A família, por sua vez, pode atuar com o um fator de risco ou protetor para o uso de substância psicoativas. Filhos de dependentes de álcool e drogas apresentam risco quatro