Pesquisa da atividade econômica - Cerâmica vermelha
Introdução 4
JUSTIFICATIVA 5
HISTÓRICO 6
INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS 9
TRIBUTAÇÃO 11
LIVROS FISCAIS 15
ENCARGOS TRABALHISTAS 17
LIVROS CONTÁBEIS 22
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 24
OUTROS ASPECTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 26
CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28 anexos 29
As empresas poderão acordar com o Sindicato profissional a contratação de trabalhadores mediante contrato por tempo determinado criado pela Lei 9.601/98, ajustadas as condições para tanto. 32 37
Introdução
Tendo em vista a grande competitividade em todos os cenários empresariais, buscou-se pesquisar a indústria da cerâmica vermelha, pois ela exerce um papel muito importante na humanidade, sendo ela responsável por muitas construções como as nossas casas. Sendo assim mostra-se evidente a relevância social e econômica desta atividade.
A atividade de produção da cerâmica vermelha é muito antiga, pois no principio era usada na construção de muros e casas, pois a partir do barro úmido era possível modelá-lo. Com o passar dos tempos houve um aperfeiçoamento na utilização da argila, principalmente na época da revolução industrial com a introdução de máquinas na sua fabricação. Hoje os principais produtos fabricados pela indústria da cerâmica vermelha são: tijolos, blocos e telhas, usados principalmente na construção civil.
A indústria em análise localiza-se na região sul do Rio Grande do Sul, e atende a demanda destas áreas, destacando-se o município de Rio Grande que se encontra em grande desenvolvimento em função do polo naval.
Como em cada atividade econômica a indústria da cerâmica vermelha também possui o dever de recolher impostos, dentre os quais podemos citar o: Imposto de renda de pessoa jurídica, Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, além de contribuições sociais destacando-se o COFINS e o PIS/PASEP.
Dentre outros