Pesquisa conceitual da palavra filosofia
Pesquisa conceitual a respeito da palavra filosofia.
Conceito de filosofia
Primeiramente a respeito da palavra em si, filosofia. Ela e formada na junçao do grego Philos (amor) e Sophia (sabedoria) ou seja, amor a sabedoria. Modernamente ela e tratada como uma dsciplina porém, muito além disso, está involvida na sua essencia a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de ideias acerca dos aspectos e questões da humanidade.
Ela teve sua origem a partir do momento em que a curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações sobre a sua realidade passou a ser um necessidade concreta. Uma análise mais profunda no que se diz respeito as interpretações, que eram somente aceitas por todos sem um embasamento mais científico, atraves da filosofia, permitiu o enriquecimento destas mesmas substituindo oq seria um senso comum num senso agora mais crítico.
A filosifia foi o ponto de partida para a criaçao das ciencias pois o Homem reorganiza as inquietações que permeiam no campo das ideias e utiliza-se de experimentos na natureza para entender e concluir sua propria realidade. Assim gerando um espaço maior para duvidas e hipoteses fazendo com que o uso da razão fosse basntante fortalecido.
Podemos cocluir portanto que a filosofia é o estudo das característica mais gerais e abstratas do mundo assim como uma analise das nossas ideias ou o que pensamos. Sua criaçao se deu a partir da necessidade de um saber mais critico e racional a respeitos destas características, que antes eram tratadas a partir de um senso comum e estabelecido. Por fim é reconhecida como a “ mãe das ciencias” pois possibilitou o surgimento dos aspectos q são estudas hoje pelas diversas ciencias existentes.
Definições dos filósofos sobre a filosofia
Em "Eutidemo" de Platão, é o uso do saber em proveito do homem, o que implica em, 1º, posse de um conhecimento que seja o mais amplo e mais válido possível, e , 2º , o uso desse conhecimento em