Pesquisa Científica
O que é um método científico?
O método científico usa idéias e informações para resolver problemas e responder perguntas e baseia-se em uma observação que levanta uma questão. Essa questão vai estreitar o foco de uma investigação. Após a formulação da pergunta tem-se outra etapa: a de formulação de hipóteses que nada mais é do que a busca de possíveis respostas àquela questão. Levantada a hipótese, o cientista faz uma dedução, ou seja, uma previsão possível, tirada a partir da hipótese que poderá ser testada.
Quais as suas etapas?
- definir problemas e fazer perguntas,
- propor hipóteses, dar palpite,
- fazer testes usando experiência,
- concluir (depois de usar experiências e hipóteses),
- formular novas hipóteses, se necessário.
Por que é necessária a existência de um método científico?
O método científico tenta minimizar a influência da parcialidade que o responsável pela experiência possa apresentar e sua função é oferecer uma abordagem objetiva e padronizada para a condução de experiências melhorando os resultados obtidos. É a ordem que se deve impor para atingir um resultado desejado.
Por que a necessidade de uma estrutura formal em uma pesquisa científica?
Ela tem o intuito de orientar a elaboração de um projeto de pesquisa. O primeiro passo é identificar o tema e que este seja relevante e pertinente, justificar o motivo da escolha, ressaltando o que levou o pesquisador a estudar o assunto e que contribuições e resultados poderão surgir.
É necessário que todo trabalho científico siga uma lógica e por isso deve ter uma estrutura formal. Do ponto de vista da estrutura formal, uma pesquisa científica deve ter três partes fundamentais: a introdução que levanta o estudo em questão, o desenvolvimento que expõe os testes realizados, a análise e a avaliação dos resultados obtidos e na conclusão que cabe apontar a relevância do estudo tendo em vista os resultados obtidos.
Toda pesquisa, necessariamente, deverá contemplar