Pesquisa Científica
A obra RELATÓRIOS DE PESQUISA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS:
CARACTERÍSTICAS E MODALIDADES DE INVESTIGAÇÃO, é feita por dois autores; Luciane Alves Fernandes, Mestra em Ciências Contábeis pela Unisinos. Professora da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas
Tadeu. (luciane@grupointegral.com.br) e José Mário Matsumura Gomes Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos. Professor da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu. (josemario@grupointegral.com.br) .
O artigo aborda os tipos e classificações de pesquisa aplicáveis a ciências sociais, no processo de investigação de um determinado tema, trazendo a opinião de vários autores evidenciando similaridades e divergências. Conclusivamente, entende-se que a pesquisa é um meio de proporcionar respostas a problemas e descobrir a realidade, e não tem resultados absolutos e acabados, pois podem ser sempre renovados.
Dentre as categorias citadas, foram identificadas algumas principais, levando em consideração as mais citadas e com opiniões em comum entre os autores, tal essas, pesquisa exploratória, descritiva, causal e bibliográfica .
A exploratória é apropriada em situações em que não existe um estudo anterior, que o problema de pesquisa não é claro...
A descritiva é apropriada quando deseja-se conhecer características de um determinado grupo, conhecer relações existentes entre variáveis e avaliar os impactos de implantação de um determinado programa.
Já a causal, ou explicativa é apropriada quando se deseja saber as causas de um fenômeno, os por quês .
A bibliográfica tem importância para o desenvolvimento de qualquer categoria de pesquisa; nela você estuda as obras já publicadas por autores que falam sobre o tema que você quer, comparando-as e formando uma nova perspectiva .
Porém, é deixado claro que não se trata de escolher uma