Pesquisa cientifica
Como a busca fundamental da filosofia é a busca incansável pela verdade foram criadas vários conceitos por filosóficos ao longo dos anos na tentativa de alcançar a verdade irrefutável. Com isso vários filósofos criaram maneiras de constatar a verdade que tempos depois foram questionados por outros filósofos, utilizando de novas teorias, observações e conceitos. Não é unanimo os pensamentos de um filosofo, mas a partir destes pensamentos é feito questionamentos e criticas, mas apesar de ocorrer muita discordância a busca permanece com novas teorias, para a busca do “belo” – verdade absoluta.
O positivismo Lógico
Surgiu do movimento Círculo de Veneza na Áustria em 1920 fundado pelo filósofo Moritz Schlick, tem seus percursores o Auguste Comte, Jonh Stuart, David Hume Ernest Mach entre outros. Também denominada empirismo lógico é uma posição filosófica com base no pensamento e desenvolvimento da lógica moderna, Com as novas descobertas em física, teoria da relatividade e a mecânica quântica, inicialmente considerando a ciência como paradigma de todo o conhecimento mais tarde se apoia na experiência da observação.
1.1 O método da Indução
Consiste na observação e na criação de teorias através do empirismo, criando enunciados gerais que indicam relações entre dois ou mais fatores, as leis cientificas também poderiam ser obtidas por indução.
Para o positivismo, as ciências que não pudessem ser apoiada na experiência de observação, estariam fora da fronteira do conhecimento. As leis ou teorias poderiam ser confirmadas ou verificadas por indução. Mesmo que não garantisse a certeza, o método indutivo aumentaria a probabilidade de um enunciado ser verdadeiro e faria o conhecimento cientifico se aproximar da “realidade”. Preocupados com as relações lógicas entre os enunciados científicos, alguns filósofos defendiam que nem todas as teorias, hipótese e leis poderiam ser obtidas por indução dai se valiam da imaginação e criatividade do