Pespectiva da história da adm
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, uma vez que foi fundamentado através de fontes secundárias e teve como objetivo identificar a importância do significado do trabalho, sua importância, divisão e aplicabilidade real dentro de uma estrutura organizacional, como também, conhecer as estratégias utilizadas dentro dos Recursos Humanos. A iniciativa deste trabalho surgiu a partir das várias leituras realizadas sobre a disciplina de Psicologia Organizacional, onde foram abordados aspectos importantes sobre o trabalho dentro de uma estrutura organizacional nas empresas. Nesse sentido, verifica-se que a estrutura organizacional, tanto quanto as regras políticas, administrativas, os objetivos, as missões, descrições de cargos e procedimentos operacionais padronizadas são entendidas como funções interpretativas e, portanto, existentes muito mais nas mentes dos seus membros, do que nos elementos formais e objetivos das organizações.
Palavras-chave: Trabalho; significado; organizações; estratégias; recursos humanos.
Introdução
Antes de se falar sobre o significado do trabalho, é importante saber que a história do trabalho começa quando o homem buscou os meios de satisfazer suas necessidades - a produção da vida material. Essa busca se reproduz historicamente em toda ação humana para que o homem possa continuar sobrevivendo. Na medida em que a satisfação é atingida, ampliam-se as necessidades a outros homens e criam-se as relações sociais que determinam a condição histórica do trabalho. O trabalho fica então subordinado a determinadas fontes sociais historicamente limitadas e a correspondentes organizações técnicas, o que caracteriza o chamado modo de produção (BERLINGER, 1983).
Dentro do chamado modo de produção, é importante salientar que o trabalho é designado como uma atividade que altera o estado natural das pessoas, transformando-as para melhor satisfazer suas necessidades, podendo ser visto como um