Períodos da Música
A Música Ocidental
Classicismo:
A música clássica é a música composta no período de 1750 a 1810, ou seja, da metade do século XVIII e início do século XIX. A palavra “clássico” vem do latim e significa cidadão da mais alta classe. Hoje, ela é usada para designar algo de grande valor, geralmente antigo. É algo também, equilibrado e harmonioso, com relação à proporção, organização, beleza e elementos ordenados. A definição mais aceita de Música Clássica é a de oposta à música popular e atual. Outros nomes dados à Música Clássica são: Erudita e de Concerto.
“Qual era a relação do músico com seu 'patrão'?” Os músicos costumavam trabalhar principalmente para a nobreza, como reis, príncipes e duques europeus. Eles eram tratados como escravos e serviam às ordens e desejos do nobre. O músico era extremamente dependente, se não trabalhasse corretamente, acabariam vivendo na miséria.
“Defina como era a orquestra da época.” No período do classicismo, a música instrumental se tornou mais importante que a música cantada. Com isso, a orquestra ganhou novas formações e novos instrumentos. Dentre as maiores inovações estão: a extinção do baixo contínuo, que era muito usado na música barroca, e a criação do piano, que poderia fazer alterações de intensidade no som muito melhores que o cravo.
“Qual é a diferença do piano para o cravo?” No cravo ao pressionar as teclas uma corda era pinçada dentro do instrumento. No piano a corda é batida por um pequeno martelo, isso permitia que a corda fosse martelada com mais ou menos força, ou ainda, deixar uma nota com duração mais longa ou mais curta, criando uma nova variedade de sons.
“Quais eram as principais características da música clássica?” Os compositores da época sempre buscaram o equilíbrio, a pureza e a perfeição em suas músicas, querendo que a música fosse tão pura a ponto de não depender de religião, do amor, da natureza. As formas musicais do Barroco ficaram