Musica em cada periodo
Geovanna Júlia Garcia Rosa Ferreira
A arte em cada período
Uruaçu
2013
Geovanna Júlia Garcia Rosa Ferreira
A arte em cada período
Trabalho proposto pelo professor Daniel
Araujo, pela nota parcial da disciplina de
Música, com o intuito a nota do 3° Bimestre.
Uruaçu
2013
A música no fim do mundo antigo O grande marco da história Européia foram o declínio e a queda de Roma, ainda hoje temos dificuldade em nos apercebermos de que. Iniciava-se então, paulatinamente, um processo inverso de criação centrado na igreja Cristã. Até o século x foi esta instituição o principal laço unificador e canal de cultura da Europa. O Imperador Constantino adaptou uma política de tolerância após a sua conversão, em 312, e fez do cristianismo a religião da família imperial. Com a divisão do Império do Oriente e Império Ocidente tendo com capital Bizâncio e Roma, a política do mundo antigo teve que ser formalmente desfeita. Em 476 o ultimo imperador do Ocidente foi deposto do seu trono, os alicerces do poder papal estava já tão firmemente estabelecidos que a Igreja se encontrasse em condições de assumir a missão civilizadora e unificadora de Roma.
O sistema musical grego
A teoria musical grega, compunha de sete tópicos: Notas, intervalos, gêneros, sistemas de escalas, tons, modulação e composição melódica. Aristóxeno, nos seus elementos de Harmonia discute demoradamente cada um dos tópicos, mas ordenando-os de forma diferente.
A música ocidental começa com a música da igreja cristã. Ao longo da idade media e até mesmo nos tempos de hoje artistas e intelectuais têm ido á Grécia e a Roma em busca de ensinamentos, correções e inspirações nos mais diversos compôs de atividades. Os artistas medievais e renascentistas tinham a vantagem de poderem estudar e, se assim o desejassem, imitar os modelos da antiguidade.
Os músicos da Idade Média