Períodos da História da Arte
PROJETO INTEGRADO
História da Arte
Aluna: Bruna Flavauskas
RGM: 1539136
São Paulo, SP
Fevereiro de 2014
CONCEITO DE DESIGN DE INTERIORES
“Numa acepção mais ampla, significa o planejamento, a organização, a decoração e a composição do layout espacial de mobiliário, equipamentos, acessórios, objetos de arte, etc., dispostos em espaços internos habitacionais, de trabalho, cultura, lazer e outros semelhantes, como veículos aéreos, marítimos e terrestres – aviões, navios, trens, ônibus e automóveis, por exemplo.” (GOMES FILHO, 2006)
O Design de Interiores enquadra-se o conceito de design compositivo. O que significa que, qualquer que seja o tipo de planejamento, projeto ou de tratamento para a organização do interior de um ambiente, o designer vai trabalhar predominantemente com a escolha e a especificação de produtos – sejam eles funcionais, informacionais, de arte ou decorativos.
O espaço residencial enquanto espaço de proteção e segurança é também onde se realiza inúmeras atividades (habitação, trabalho, lazer, descanso, etc.) • Funções tão antigas quanto a própria humanidade. Por isso são infinitas e diversificadas as soluções estéticas criadas para configuração desses espaços que, por sua vez, se originaram e se originam em razão das incontáveis e múltiplas culturas de cada povo do planeta.
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DAS FORMAS ANTIGAS DE HABITAÇÃO
È fundamental conhecer e entender a evolução do uso dos espaços residenciais a fim de poder projetar coisas novas e que estejam em sintonia com as necessidades de nossa época, além disso, é possível compreender como era a relação desde os primórdios, com a forma, uso das cores, com o jogo de luzes, utilização dos materiais, a relação da função do espaço com as suas dimensões.
LINHA DO TEMPO
MUNDO ANTIGO
A arquitetura religiosa tinha mais importância em decorrência do domínio da Igreja. Isso explica o