Período pré-natal
Ovócito: Célula germinativa feminina produzida nos ovários. Pode ser denominada de ovócito primário, ou ovócito secundário quando está maduro.
Espermatozoide: Refere-se a uma célula germinativa masculina produzida nos testículos, quando ocorre a ejaculação milhares de espermatozoides são expelidos.
Zigoto: Esta célula resulta da união do ovócito ao espermatozoide durante a fertilização. Um zigoto é o inicio de um novo ser humano (no caso um embrião).
Clivagem: É a série de divisões celulares mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias os blastômeros. O tamanho do zigoto em clivagem permanece inalterado por que a cada divisão que se sucede os blastômeros tornam-se menores.
Mórula: Esta massa sólida com 12 a cerca de 32 blastômeros é formada pela clivagem do zigoto. Os blastômeros mudam sua forma e se juntam uns aos outros para formar uma bola compacta de células. Este fenômeno de compactação-provavelmente é mediado por glicoproteínas de adesão da superfície celular. O nome mórula deriva de sua semelhança com a fruta da amora. O estágio de mórula ocorre 3 a 4 dias após a fertilização, coincidindo com a entrada do embrião no útero.
Blastocisto: Após a entrada da mórula no útero, a partir da tuba uterina, uma cavidade preenchida por liquido – cavidade blastocistica – desenvolve-se no seu interior. Esta mudança converte a mórula em blastocisto. Suas células localizadas centralmente – a massa celular interna ou embrioblasto – formam o primórdio do embrião.
Gástrula: Durante a gastrulação, forma-se um disco embrionário trilaminar. As três camadas germinativas da gástrula, subsequentemente se diferenciam nos tecidos e órgãos do embrião.
Nêurula: O embrião durante a terceira e quarta semana, quando o tubo neural se desenvolve a partir da placa neural. É o primeiro indicio do sistema nervoso e o próximo estágio após a gastrula.
Embrião: o ser humano em desenvolvimento durante os estágios iniciais. O período