Período colonial
Revolta de Beckmam
* Época: 1684
* Local: Maranhão
* Causas: Descontentamento dos colonos com o monopólio de uma companhia de comércio e pela proibição da escravidão indígena conseguida pelos Jesuítas.
* Líderes: Manuel e Tomás Beckmam
Guerra dos Emboabas
* Época: 1707 – 1709
* Local: Minas Gerais
* Causas: Foi causada pela mineração e travada entre paulistas (que se achavam com o direito ao monopólio na exploração nas minas, por terem sido os descobridores) e emboabas (forasteiros atraídos pelas descobertas das minas).
* Líderes: Bento do Amaral Coutinho e Manuel Nunes Viana.
Guerra dos Mascates
* Época: 1710 – 1714
* Local: Pernambuco
* Causas: Rivalidade entre Olinda e Recife, pois enquanto a primeira era a cidade dos latifundiários da cana-de-açúcar Recife se firmara, desde a presença dos holandeses, como o porto e a cidade comercial.
* Características: verdadeira luta de classes entre latifúndios endividados (Olinda) e comerciantes portugueses credores (Recife).
* Consequências: confirmação da ascensão de Recife e do início da decadência da sociedade do açúcar.
Revolta de Vila Rica
* Época: 1720
* Local: Vila Rica
* Causas: criação de casas de fundição, onde todo o ouro devia ser levado e onde se descontraía o quinto devido ao governo (foi uma revolta dos senhores de lavra contra o controle de Portugal, não um movimento separatista mas nitidamente econômico).
* Líder: Felipe dos Santos Freire.
Inconfidência Mineira
* Época: 1789
* Local: Minas Gerais e Rio de Janeiro
* Causa: cerco colonial (controle excessivo da metrópole devido a importância da mineração). Influência das ideias liberais francesas do século XVIII sobre a classe média intelectual de Minas. Independência dos Estados Unidos (1776) refluxos dessa influência foi o contexto do estudante. José Joaquim da Mata com Thomas Jefferson.
* Características: conspiração de grupos médicos