Perséfone
Informações gerais
Perséfone é normalmente descrita como uma mulher de cabelos claros, possuidora de uma beleza estonteante, pela qual muitos homens se apaixonaram, entre eles, Pírito e Adônis. Foi por causa deste último que Perséfone se tornou rival de Afrodite, pois ambas disputavam o amor do jovem, mas também outro motivo era porque Perséfone tinha inveja da beleza de Afrodite. Embora Adônis fosse seu amante, o amor que Perséfone sentia por Hades era bem maior. Os dois tinham uma relação calma e amorosa. As brigas eram raras, com exceção de quando Hades se sentiu atraído por uma ninfa chamada Menthe, e Perséfone, tomada de ciúmes, transformou a ninfa numa planta, destinada a vegetar nas entradas das cavernas, ou, em outra versão, na porta de entrada do reino dos mortos.
O MITO
Filha de Zeus e Demeter, Perséfone era uma jovem muito bela e deusa da agricultura.
Geralmente é descrita como uma jovem de beleza inigualável, de cabelos claros e olhos misteriosos pelos quais muitos homens se apaixonaram.
Morava com sua mãe no Olimpo. Cada diz mais sua beleza ia aumentando e os homens e deuses se apaixonando por tanta beleza. Entre eles estão Pírito, Adônis e Hades o mais “ousado” de todos. Sua mãe se apegou muito a ela e não queria que a filha se casasse, indo assim embora do Olimpo. Por mais que não morasse mais no olimpo Perséfone continuara sendo a deusa da agricultura e sua mãe a deusa da colheita.
Certa vez Perséfone passeava pelo campo colhendo narcisos, quando de repente um abismo se formou no chão e lá saiu o deus do mundo subterrâneo: Hades; que com sua carruagem rapta Perséfone num ato desesperado de amor. Jamais Hades havia visto uma jovem ou uma deusa tão bela quanto Perséfone.
Demeter ao perceber a ausência da filha, procura desesperadamente pela jovem deusa e descobre por Hécate que Perséfone foi raptada por Hades e levada ao mundo avernal. Desolada ao saber o destino de sua amada filha, Demeter sente-se cada vez mais triste e