Perspectivas atuais da educação gadotti: resenha resumo.
Tatiane
Segundo o texto de Gadotti o mundo vem sofrendo mudanças.
Mudanças essas que influenciaram fortemente nosso mundo.
Uma grande avalanche de informação que "caem" sobre a humanidade a todo instante.
E o que chama a atenção e como o mundo foi vendo um acontecimento se desenrolar chamado Globalização.
Frente a essas mudanças uma pergunta que não quer calar surge: Será que vencerá novamente a barbárie e a competitividade que vimos acontecer na revolução industrial, ou na agonia do planeta perante as armas nucleares.
Posicionando-nos frente aos fatos qual é o papel da educação nesse novo contexto político? Quais são as perspectivas da que a Educação pode nos oferecer?
Perspectiva é esperança no futuro.
Para entendermos o futuro é necessário revistar o passado.
A educação tradicional abrangia somente a elite onde o aluno era receptor, um papel em branco a ser preenchida, uma real “educação bancária” concepção freireana da escola tradicional.
Como a educação sofreu modificações surgiu também a escola nova que trazia a concepção de homem no mundo, onde ele tinha importância enquanto aluno.
Com novas metodologias possuía uma visão mais ampla no âmbito educacional onde se aprendia fazendo, ou seja, na prática.
Ambas as teorias viam o homem individualizado no processo educacional. Não se via a humanidade e sim o homem por si só.
No inicio da metade desse século, os educadores imaginaram uma educação internacionalizada confiada a Unesco, pois paises altamente desenvolvidos universalizaram o ensino e erradicaram o analfabetismo, com a globalização no final do século XX essa proposta aguçou uma educação para todos.
Com o avanço de novas tecnologias o professor deve inteirar-se ao domínio da nova linguagem eletrônica.
Os paradigmas holonômicos, ou seja, a teoria da complexidade, a valorização do todo, um saber universalizado, é defendido por Gadotti, assim como pelo autor Edgar Morin que cita em seus livro os sete saberes para a educação do