Perspectiva Isométrica em Desenho Técnico
Perspectiva Isométrica no
Desenho Técnico
Desenho Técnico
Introdução
Ao olhar para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes aparentam ser menores.
A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele é visto pelo olho humano, pois transmite a ideia de três dimensões: comprimento, largura e altura.
O desenho, para transmitir essa mesma ideia, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a ideia de profundidade e relevo. Desenho Técnico
Introdução
As figuras abaixo, representam um cubo em três diferentes tipos de perspectiva:
Desenho Técnico
Introdução
Cada tipo de perspectiva mostra o objeto de um jeito.
Comparando as três formas de representação, a perspectiva isométrica é a que dá a ideia menos deformada do objeto.
Iso quer dizer mesma; métrica quer dizer medida. A perspectiva isométrica mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. Desenho Técnico
Ângulos
Para o estudo da perspectiva isométrica, é preciso saber o que é um ângulo e a maneira como ele é representado.
•
Ângulo é a figura geométrica formada por duas semirretas de mesma origem. A medida do ângulo é dada pela abertura entre seus lados.
Desenho Técnico
Ângulos
•
Uma das formas para se medir o ângulo consiste em dividir a circunferência em 360 partes iguais. Cada uma dessas partes corresponde a 1 grau (1º).
A medida em graus é indicada pelo numeral seguido do símbolo de grau.
Exemplo: 45º (lê-se: quarenta e cinco graus).
Desenho Técnico
Eixos isométricos
• O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semirretas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°.
• Essas