Personalidades cearenses
Tema: Personalidades Cearenses
Resumo:
A equipe optou em falar das personalidades cearenses para mostrar a que a cultura não se forma por si só e sim por todos nós, e que a cada período que se passa, nós mesmos não entendendo ,constituímos uma nova cultura. Tendo como objetivo o enriquecimento da cultura cearense.
Introdução:
A equipe escolheu três distintas personalidades para abordar em seu trabalho, tendo o intuito de abordar a biografia de cada um deles, mostrando assim as suas contribuições para nossa cultura. Dentre tantas personalidades contidas em nossa região a equipe, após discussões escolheu Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, José de Alencar.
Rachel de Queiroz
Nasceu em Fortaleza , no dia 17 de novembro de 1910, Filha de intelectuais, Rachel de Queiroz descendia pelo lado paterno do romancista José de Alencar. Ainda criança, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, fugindo da seca de 1915. O fato consistir depois tematizado em “O Quinze”. Aos 92 anos, dormindo em sua rede, morreu Rachel de Queiroz.
Patativa do Assaré
Patativa do Assaré era o nome artístico de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em cinco de março de 1909, na cidade de Assaré. Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina. Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho. O pai morreu quando tinha oito anos de idade. A partir deste momento começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família. Ganhou o apelido de Patativa, uma menção ao pássaro de lindo canto, quando tinha vinte anos de idade. Nesta época, começou a viajar por algumas cidades nordestinas para se apresentou como violeiro. Cantou também diversas vezes na rádio Araripe. Patativa do Assaré faleceu no dia 8 de julho de 2002 em sua