Personalidade
• Absentismo: Um campo bem complicado, em muitas vezes envolvendo doenças físicas ou psíquicas. Tem que observar o comportamento dos funcionários, para saber o que é necessário ser feito. Quando um funcionário possui uma doença visível, é mais fácil identificar a causa é o que deve ser feito, mas existem casos que necessitam muito mais de atenção, pois as doenças não são visíveis, podem ser confundidas, e às vezes nem descobertas.
• Relacionamento interpessoal: Antes de se falar em relacionamento em grupo, é necessário um relacionamento interpessoal, de cada um com si próprio, sempre buscando saber se é aquilo mesmo que quer ou procura. O gestor tem que sempre buscar esse bom relacionamento consigo próprio, pois algumas situações não vão envolver pessoas mais sim problemas. Através dessa confiança que cria em si próprio, Kofman (2007, p. 1-2) disse: “o verdadeiro líder é aquele que transforma angústia em confiança, é o modelo de tudo o que é ético para seus subordinados possam assumir esses mesmos padrões elevados” Desta maneira, o líder enfrenta situações adversas de forma produtiva, sendo, por isso, “capaz de transformar as situações difíceis em oportunidades de aprender”.
• Trabalhos grupais: O significado do trabalho em grupo mais profundo é a ideia que cada integrante ou funcionário saiba qual é a sua parte no grupo, mas que também leve em consideração o todo, valorizando o processo inteiro e colaborando com ideias e sugestões.