Personalidade Paranóica
Descrição- Características
A paranóia é uma perturbação mental assinalada por ilusões e idéias paranoides de grandeza, de ciúme ou persecutórias. Geralmente, surge depois dos 30 anos de idade. Na paranóia crônica, os pacientes exibem um sistema rígido de falsas crenças e opiniões. Acreditam convictamente em perseguições ou têm idéias de grandeza ou místicas e religiosas como, por exemplo, a crença de que têm uma relação especial com Deus. As ilusões são muitas vezes dispersas, mas inter-relacionadas. Pode não haver alucinações e os pacientes mantêm um comportamento normal no que diz respeito a outros aspectos ou então as alucinações existentes incluem as idéias das ilusões. Tanto a emoção como o comportamento podem ser afetados pelas ilusões, exibindo depressão, cólera, ressentimento, resignação ou apatia.
1. Infância
O Transtorno da Personalidade Paranóide pode manifestar-se pela primeira vez na infância e adolescência, por uma tendência a ficar solitário, fracos relacionamentos com os seus pares, ansiedade social, baixo rendimento escolar, suscetibilidade excessiva, pensamentos e linguagem peculiares e fantasias idiossincráticas. Estas crianças podem parecer "esquisitas" ou "excêntricas".
Os indivíduos paranóicos, geralmente, tiveram na sua infância uma educação e um tratamento muito rigoroso, rígido ou cruel.
2. Adulto
Funcionamento
Os portadores do transtorno de personalidade paranóica caracterizam-se por suspeitas constantes e desconfiança quanto às pessoas em geral.
Elas recusam-se a aceitar que tem este problema, atribuindo esta responsabilidade aos outros.
São geralmente hostis, irritáveis e coléricos.
Trata-se da figura clássica do fanático, do colecionador de injustiças.
Não apresentam senso de humor, sendo bastante sérios.
Geralmente possuem boa capacidade intelectual e memória, porém as usa preferencialmente para uma interpretação negativa do mundo que o cerca.
Freqüentemente se queixa de que